Ibope coloca Dra. Tânia com ampla vantagem sobre Euclides em Jequié


   


Segundo pesquisa, TâniaBritto está na liderança. Foto: Gicult
Segundo pesquisa, TâniaBritto está na liderança. Foto: Gicult
Pesquisa do Ibope sobre intenções de votos para a Prefeitura de Jequié, registrada no TRE sob o número 0084/2012, dá ampla vantagem à candidata Drª Tânia (PP), com 65% na consulta estimulada.Seu principal competidor é o deputado Euclides Fernandes (PDT), com 12%, seguindo-se Dr. Fernando (PV), com 5%. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto não responderam ou não sabem 12% da amostragem de eleitores.O Ibope investigou também os níveis de avaliação da gestão do prefeito Luiz Amaral (PMDB), que foi desaprovado por 84% da população contra 12% que o aprovam. Quatro por cento não responderam ou não souberam avaliar.
Situação difícilSegundo essa pesquisa, divulgada ontem, segunda-feira (27), pelo blog Por Escrito, o percentual dos que apoiariam Euclides (12%) é o mesmo dos que aprovam a administração do prefeito, que desistiu de concorrer à reeleição devido ao alto índice de rejeição ao seu governo. Se verdadeiros os números, a oposição – em poucos dias de campanha – já teria alcançado o êxito de colar a imagem do pedetista ao do atual chefe do executivo municipal, principalmente por que o vice da chapa de Euclides, Eduardo Lopes (PSB), é o mesmo de Amaral. Neste caso, conforme esta tendência, a liderança do deputado e dos apoiadores não estaria servindo para nada. Nenhum grupo somou nada para respaldar o candidato da situação. Na prática, a campanha praticamente não estaria existindo.
Questionamento dos númerosComo sabiam com antecedência que essa pesquisa atribuída ao Ibope seria divulgada, a Coligação de Euclides se antecipou ao resultado e começou a desacreditá-la no programa eleitoral, dizendo que o Instituto já errara diversas vezes em suas amostragens, como na do governo do estado na época em que Wagner venceu pela primeira vez, e sugeriu que pode haver manipulação dos números. Mesmo questionando a pesquisa ora divulgada, todas as enquetes internas dos partidos colocam Tânia na liderança. Se os outros terão fôlego para ultrapassá-la, não se sabe. Enquanto os adversários estão no pit stop buscando acertar os motores para entrar com força na corrida, a Doutora já está na pista há muito tempo.

fonte: Gicult

Comentários