Por que investir em um aeroporto traz progresso para Jequié?


   



Terminal e aeroportuário de Jequié. Foto: afolhajequié
Terminal e aeroportuário de Jequié. Foto: afolhajequié
Jequié está ressurgindo das cinzas. Sempre que retorno à cidade, observo novas lojas, centros de serviços, ou seja... o comércio está ficando forte. A expansão de IES, Hospitais e indústrias indicam a pujança de nossa economia, todos esses fatores favorecem, geram a demanda necessária para os vôos diários pra Salvador. As condições físicas do terminal aeroportuário não oferecem segurança pra operações. É preciso reestruturá-lo, depois virá os voos REGIONAIS (TRIP e Passaredo). A ANAC elenca todas exigências pra pedir licença aos “vôos regulares”, e uma delas é a BASE DE CONTROLE A INCÊNDIOS, dentro do terminal, independente da base dos bombeiros, e o equipamento de combate ao fogo é específico. O governo do estado tem a pior frota do nordeste... Os vôos da TRIP, pedidos para GUANAMBI/BA, não foram autorizados, pois o governo estadual não disponibilizou a brigada de incêndio, dentre outras coisas que não vem ao caso citá-las. Problemas técnicos: Extensão da pista e entorno montanhoso são fatores problemáticos para essas operações. Não quero dizer que são impossíveis, mas isso certamente limita muita coisa. Por exemplo, o avião pode ter restrições de peso no pouso e/ou decolagem, fazendo com que a operadora reduza o numero de passageiros/vôo, isso eleva os custos operacionais, e quem arcará são os usuários, em números isso se traduz: ATR72 que em pista normal (ex. Ilhéus, Barreiras) transporta 66 passageiros, em Jequié com restrições de pista. Suponhamos que levasse 66-16=50 passageiros, esse déficit (16) seria diluído nas 50 poltronas permitidas, vendidas ou não. Isso torna o vôo caro, passagem cara! Vejam que em uma cidade que está crescendo, deve-se pensar em um terminal novo sim. Aviação não é luxo, é necessidade! Depender dos terminais de Ilhéus e SSA enfrentando horas em estradas perigosas, com desgaste físico é negar a nossa capacidade de sustentar os vôos. Muitas vezes perdemos investimentos, pois o investidor não se sente a vontade, nem tem tempo pra perder no trajeto terrestre até Jequié. Percebam pra onde vão os investimentos: Barreiras, Conquista, Ilhéus-Itabuna, SSA-RMS-FSA, Petrolina-Juazeiro e Porto Seguro-Eunapolis. É coincidência ou ... são essas as cidades que possuem aeroporto com operações regulares????? A cidade de Conquista, como muitos dizem, supre essa necessidade dos jequieenses. Eu discordo e justifico: como um passageiro partindo de Jequié pra SSA, irá viajar (terrestre) 3h até Conquista, sentido contrário à capital (BA-RIO), para depois pegar um vôo de 1h, totalizando a viajem em 4h, sem contar com os imprevistos, sendo que poderíamos fazer esse percurso em 40 min!! Espero ter esclarecido a independência de Jequié nesse sentido e, ainda, alertar que não podemos compor a demanda do aeroporto daquela cidade, fortalecendo ainda mais sua posição de centro regional de serviços. MEDIDA A CURTO PRAZO – 15 meses. Elevar a capacidade do aeroporto de Jequié afim de poder receber aeronaves de até 70 passageiros (ATR’s e e-jets). Feito isto, certamente terão vôos pra capital, e de lá pode-se fazer conexões como: Sair de JEQ x SSA (TRIP), CONEXÃO em Code-Share com a empresa TAM, seguindo para qualquer destino com partida de Salvador, TUDO INTEGRADO EM UMA ÚNICA COMPRA E UM ÚNICO CHECKIN. Exemplos: JEQ x SSA (TRIP) x Guarulhos (TAM), JEQ xSSA (Passaredo) x Brasilia (Gol), JEQxSSA (Passaredo) x BH (Gol, dentre outras que saiam do aeroporto maior (Salvador). MEDIDA A LONGO PRAZO – 10 anos. Construção de um Aeroporto com pista nas configurações (2.400m x 45m) em região de planície e longe do centro urbano. Esse novo terminal certamente poderia abrigar vôos maiores com destino a Campinas, Guarulhos, Belo Horizonte e Salvador, permitindo assim fácil deslocamento e operações de aeronaves de até 140 passageiros (Airbus A318-20, Boeing 737-300, Mk 28, e-jet 175/190, ATR 72, etc). Pra quem pensar que é muito, comece a acreditar na mineração, na FIOL. Entusiasme –se e queira o melhor pra sua cidade!! Sigamos os bons exemplos: Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Chapecó (SC), Passo Fundo (RS), Sinop (MT) e Alta Floresta (MT) etc . possuem vôos regulares com as principais companhias.Acredito, portanto, que se a população de Jequié- comerciantes e políticos juntos - se interessar, dentro de uma década contaremos com esse serviço em pleno funcionamento. Mas, se desacreditarem, lamentem pelo próximo século. Possíveis rotas e Cia: REC x SSA x JEQ x BH x Campinas (Azul/TRIP) SSA x JEQ x SP (Avianca/Gol).Para concluir, possíveis locais pra construção do Aeroporto: Entroncamento de Jaguaquara. Lá tem uma imensa planície, e depois da duplicação da BR-116 o percurso deve ser feito em 30 min. Já falaram na região de Manoel Vitorino, se for plano e sem obstáculos (morros), prevalece o mais próximo de Jequié. Esse é o meu ponto de vista. Um Jequieense que acredita na Cidade Sol.
Fonte: Gicult

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